segunda-feira, 20 de janeiro de 2014

Acupuntura... será que ajuda mesmo? - Parte 2

Como funciona a Acupuntura...

A acupuntura é uma técnica de inserção de agulhas em determinadas regiões do corpo que tem como maior objetivo equilibrar as energias Yin-Yang.

Para entender como funciona a acupuntura precisamos compreender como os chineses enxergam a anatomia energética do corpo humano. 

Para os chineses, o corpo é dividido basicamente em dois, matéria e energia. O que é palpável faz parte do corpo material, o que não se vê e nem é possível pegar, faz parte do corpo energético.

Para os chineses o corpo energético esta em sintonia com o corpo material e o energético comanda o material. Se existe um desequilíbrio nas polaridades (Yin-Yang)  do corpo energético o corpo físico sente este desequilíbrio em forma de desfunção celular. O mecanismo químico que mantem as células em harmonia passam a não funcionarem corretamente, as células por sua vez se desajustam  causando a enfermidade.

As veias energéticas do corpo.
O corpo energético possui um circuito de "canais" de energia que circula em todo o corpo, são milhares de canais, porém existem basicamente quatorze canais principais que os chineses tem como veias energéticas. Estes canais possuem diversos pontos chaves que regularizam o canal e o corpo material.

A agulha é inserida nestes pontos e de acordo com a posição em que ela é colocada no ponto pode tirar, colocar ou só harmonizar a energia do canal.

O médico chines através da anamnese (pesquisa sobre o estado mental e físico do paciente) verifica onde se encontram os desequilíbrios energéticos do corpo e de posse desse mapa, cria a rotina de tratamento através da acupuntura. 

Com o conjunto de pontos escolhidos, são iniciadas as sessões de acupuntura, que variam de acordo com cada paciente. Pois o tempo e o número de sessões dependerá da resposta positiva do paciente.

** Continuaremos na próxima parte.

Até.




Nenhum comentário:

Postar um comentário